logo-2022

Você sabia?

  • 84 %

    dos brasileiros
    doam
  • 48 %

    fazem doações
    em dinheiro
  • 36 %

    doam dinheiro
    para ONGs
  • 88 %

    da Geração Z acredita
    que doar faz a diferença
ellipse

Veja como pensam e se comportam os doadores no Brasil

Conheça os destaques

  • Quantos brasileiros doaram em 2022

    (*) Doação institucional é aquela feita para ONGs e/ou projetos socioambientais. Não considera doações de esmola, dízimo ou dinheiro para conhecidos.

  • Proporção de doadores institucionais por região

  • Quanto foi doado durante o ano

    A Pesquisa Doação Brasil considera a mediana dos valores doados

    O meio de pagamento mais usado nas doações foi o PIX. Em 2022 foi utilizado por 39% dos doadores. Outro destaque foi a doação por arredondamento de compras, que era utilizado por menos de 1% dos doadores em 2020, e em 2022 foi mencionado por 11%.

  • Principais causas procuradas para doações

  • Percepção sobre as ONGs

    (percentual da população que concorda total ou parcialmente com as afirmações abaixo)

    ONGs não conseguiram manter percepção positiva conquistada durante a pandemia, quando foram protagonistas de grandes ações. Apesar de piora da imagem junto aos brasileiros, nível ainda é superior àquele identificado em 2015.

GERAÇÃO Z

Saiba o que pensam e como doam os jovens de 18 a 27 anos.

  • Doações Institucionais

    Jovens praticam mais doações do que antes, porém o aumento não se reflete na doação de dinheiro para instituições sociais.

  • Percepção sobre as ONGs

    No sentido contrário da população em geral, a Geração Z tende a ter uma visão mais positiva em relação às ONGs.

  • Quais fatores mais influenciam na decisão de doar

    Um em cada quatro jovens leva em consideração influenciadores digitais e redes sociais, bastante acima da média da população.

  • Influência das redes sociais

  • Reputação de marcas e empresas

Metodologia

Entenda os critérios adotados na condução da pesquisa.

Ver Metodologia

Publicações

Baixe a pesquisa 2022 completa e outros conteúdos sobre Cultura de Doação.

Ver Publicações

Compartilhe esta pesquisa:

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmail

Precisamos falar sobre doações, torná-la pauta, conversa, hábito...

Coordenação

Realização

Promotor

Engajador

Mobilizador