Metodologia

logo-metodologia

Saiba como foi realizada a Pesquisa Doação Brasil 2022

CONTEXTO

Esta é a terceira edição da Pesquisa Doação Brasil e retrata as doações de 2022. As duas edições anteriores enfocaram, respectivamente, 2015 e 2020.

Além de mostrar as crenças, valores, opiniões e práticas de doação dos brasileiros, esta edição também se propõe a desvendar se os resultados da segunda edição refletiram apenas uma resposta à situação de pandemia ou eram mesmo uma tendência na cultura de doação do País. Além disso, a terceira edição faz uma análise sobre o perfil dos doadores da Geração Z, buscando entender como esse público se comporta quando o assunto é a doação.

Metodologia

  • Quantitativa
  • Entrevistas feitas via CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing), entrevistas telefônicas assistidas por computador

Data da realização

  • 3 de maio a 13 de junho de 2023

Margem de erro

  • 2,5 pontos percentuais

Características da amostra

  • Tamanho: 1.508 entrevistados
  • Abrangência geográfica: nacional, representativa das cinco regiões
  • Equivalente a 117 milhões de pessoas
  • Ponderada de acordo com os dados demográficos do Censo do IBGE 2022

CONCEITOS

A Pesquisa Doação Brasil nasceu com o intuito principal de identificar quantos brasileiros doam para organizações, projetos ou iniciativas socioambientais, qual o valor médio dessas doações e qual o volume total desses recursos no ano analisado.

Para alcançar esse objetivo, a Pesquisa Doação Brasil classifica os doadores em diversos tipos:

Doadores em geral: reúne os indivíduos que fizeram qualquer tipo de doação, seja de recursos financeiros, bens ou tempo (trabalho voluntário).

Doadores de bens: reúne os indivíduos que doaram bens (roupas, alimentos, remédios, etc) tanto para instituições quanto diretamente para pessoas necessitadas.

Doadores de tempo: reúne os indivíduos que fizeram trabalho voluntário.

Doadores de dinheiro em geral: reúne os indivíduos que doaram recursos financeiros para qualquer tipo de beneficiário.

Doadores institucionais: reúne apenas os indivíduos que doaram para organizações, projetos ou iniciativas socioambientais. Não considera os que doaram esmola, dízimo ou dinheiro para familiares e pessoas conhecidas.

É claro que essas categorias se misturam porque há pessoas que praticam diversos tipos de doação, porém, as principais análises apresentadas peça Pesquisa Doação Brasil são sobre doadores institucionais.