Como Doar

Doar é um ato de cidadania e solidariedade capaz de elevar a felicidade do doador, gerando bem-estar psicológico e emocional.

1
Decida a(s) causa(s) a ser(em) apoiada(s)

Busque identificar quais são as causas mais importantes para você e seus familiares. Existem infinitas causas e quanto maior sua afinidade com a causa apoiada, maior a sua satisfação com o gesto de doar.

Se estiver em dúvida, consulte o Descubra Sua Causa! Uma iniciativa do Instituto MOL em parceria com o IDIS para fortalecer a cultura de doação. A partir de um teste simples e divertido,  você descobre as causas que têm mais a ver com você.

Outra boa forma de saber em qual tipo de causa você tem maior interesse é avaliando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

2
Defina como apoiar

A colaboração financeira é, geralmente, a principal fonte de sustento das organizações da sociedade civil. Mas muitas entidades precisam da doação de tempo, através do trabalho voluntário, bem como da doação de bens (novos e usados), material escolar, alimentos, sangue, medicamentos, etc.

3
Escolha a organização que vai receber sua doação

Talvez você já conheça uma organização que trabalha pela causa que você abraçou. Agora é preciso saber se ela necessita de apoio na forma em que você quer prestar. Busque mais informações sobre esta organização com amigos, conhecidos, pela internet e, se possível, vá visitá-la e conhecer de perto sua atuação.

Mas pode ser que não conheça nenhuma organização que trabalha pela causa que você escolheu. Se você fez o teste Descubra Sua Causa, deve ter visto que aparecem organizações sociais voltadas para as causas do resultado do teste. Então, é só clicar lá e fazer sua doação, seja ela de dinheiro, tempo ou bens.

Mas se você não quer fazer o Descubra Sua Causa, ou não gostou das organizações sugeridas, você pode pedir indicações a amigos ou pesquisar na internet. Existem muitas plataformas de doação e listas de ONGs para serem consultadas. Quando você encontrar uma ONG, faça algumas verificações antes de realizar a doação.

Para facilitar, o IDIS fez uma lista com verificações sugeridas.

4
Doe

Faça sua doação e depois divulgue para seus amigos, familiares, colegas de trabalho e aumente essa rede de doadores!

5
Acompanhe os resultados

Procure conhecer os resultados pelos canais de comunicação da organização apoiada:
• Site
• Mídias Sociais
• Newsletter
• Relatório Anual