Resultados

Geração Z

Bloco 6

Geração Z

Baixe a publicação com os resultados da pesquisa

Fazer download

Qual a proporção de jovens que praticou doação em 2022?

Pergunta: Q4. Lembrando/pensando no ano passado, 2022, você fez algum tipo de doação, como dinheiro, roupas, alimentos, bens materiais ou trabalho voluntário?

Resposta: ÚNICA/ESPONTÂNEA.

Base: Amostra Geração Z.

Q101

Cruzamento de dados

O gráfico mostra que a proporção de doadores entre os jovens da Geração Z é igual à da população em geral (84%). Porém, ao analisar o tipo de doação, vemos que os jovens praticam mais doação de bens e de tempo (na forma de trabalho voluntário) do que doações em dinheiro, o que é natural, considerando que nesta faixa etária, eles não costumam ter renda.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Além da doação, houve outros envolvimentos em defesa de causa?

Pergunta: Q21. Alguma vez na sua vida, você promoveu, ou contribuiu de alguma forma em campanhas de arrecadação ou mobilização para ajudar outras pessoas?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucinais de dinheiro dao Geração Z.

Q21
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Perguntamos aos jovens se, além da doação, eles se engajaram em outras atividades em defesa de causas socioambientais e constatamos que 62% deles haviam se mobilizado, sendo que 43% se envolveram em mais de uma ocasião.

Esses altos percentuais mostram que a Geração Z, além de fazer doações, se dispõe a
atuar de outras formas em prol de causas.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022. 

Quais as motivações que levam os jovens a doar (estimulada).

Pergunta: Q17. Em relação aos motivos que levam uma pessoa a realizar uma doação, por favor indique numa escala de 1 a 5 qual é o grau de importância que você considera para realizar uma doação, onde 1 é nenhuma importância e 5 significa total importância.

Resposta: MÚLTIPLA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q106
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Em termos de motivações para doar, o perfil dos jovens se parece bastante com o da população em geral.  A maior diferença registrada é de 7 pontos percentuais, na motivação ‘porque tenho pena dos menos favorecidos’ e ‘porque quero dar exemplo’. Entretanto, essas diferenças não alteram a gradação de importância dos diversos itens avaliados.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022. 

A pandemia influenciou a doação dos jovens em 2022?

Pergunta: Q14. Você acha que a pandemia de 2020 influenciou na(s) doação(ões) que você fez no ano passado?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q114
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Os doadores da Geração Z se sentem mais influenciados pela pandemia do Covid-19 do que a população em geral. Tanto influenciados a doar mais, como levados a doar menos.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Como os jovens decidem a doação.

Pergunta: Q18. Responda às seguintes frases referentes à doação, dando nota de 1 a 5, onde com 1 você discorda totalmente e com 5 você concorda totalmente.

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q107
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Apesar de afirmarem que escolhem com cuidado a causa para a qual vão doar,  os jovens não se dedicam
tanto a buscar informações sobre a ONG a ser beneficiada. Eles também não dependem tanto de uma indicação pessoal para decidir doar nem
de uma experiência pessoal com a causa.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Os jovens doam espontaneamente?

Pergunta: Q14a. A(s) doação(ões) que você fez em 2022 – seja qualquer tipo de doação, como dinheiro, roupas, alimentos, bens materiais ou trabalho voluntário – foi/foram totalmente espontânea(s), por livre iniciativa sua, ou pediram para você doar e você concordou?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q129
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

A pesquisa mostra que os jovens têm mais o hábito de doar espontaneamente do que
a população em geral – 81% dos doadores da Geração Z fizeram doações por iniciativa
própria em 2022, enquanto na população geral esse percentual foi de 76%.

 

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Quem influencia os jovens na decisão de doar?

Pergunta: Q19. O que mais te convenceu ou influenciou na decisão de doar em 2022

Resposta: MÚLTIPLA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q130
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Amigos, família, vizinhos e comunidade constituem os grupos que mais influenciam os
jovens na decisão de doar, assim como acontece com a população em geral. Porém, notamos
duas distinções nas influências. Primeiramente, as abordagens diretas de pedidos
de doação não influenciam tanto os doadores da Geração Z. Esse aspecto está bastante
alinhado com a declaração de que 81% dos jovens fizeram doações espontâneas em
2022. Também a força das redes sociais e dos influenciadores digitais é
maior entre a Geração Z, com 1 em cada 4 jovens doadores reconhecendo a influência
deles, enquanto na população em geral esse percentual é de 17%.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Quais redes sociais mais influenciam os jovens na decisão de doar?

Pergunta: Q20. Em quais redes sociais você costuma ver essa pessoa/perfil que te influenciou/convenceu a fazer a doação?

Resposta: MÚLTIPLA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais de dinheiro que responderam redes sociais e influenciadores digitais na pergunta 19 Geração Z.

Q131
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Ao analisarmos quais as redes sociais mais influenciam os jovens doadores, vemos que
coincidem com as indicadas pela população em geral, sempre com maior citação por
parte da Geração Z, exceto no caso do YouTube e do WhatsApp.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Os jovens estão satisfeitos com a doação?

Pergunta: Q16. Com relação às doações que você realiza, seja de dinheiro, bens ou voluntariado, responda em uma escala de 1 a 5 onde 1 é discordo totalmente e 5 concordo totalmente com relação a quanto você

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q108
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

De modo geral, a Geração Z tende a estar mais satisfeita com as doações que faz do que
a população como um todo, com especial ênfase na intenção de continuar doando para
a mesma instituição.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022. 

Perspectivas de doação dos jovens para 2023.

Pergunta: Q13. Neste ano de 2023, você diria que pretende:

Resposta: ÚNICA/ESPONTÂNEA.

Base: Doadores institucionais de dinheiro Geração Z.

Q109
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Os doadores da Geração Z não só pretendem continuar doando em 2023, como também
acreditam que vão doar mais do que em 2022. Esse resultado é esperado, uma vez
que os jovens tendem a ser mais otimistas do que os mais velhos e também costumam
ter uma perspectiva de aumento de renda.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Para quem os jovens doam?

Pergunta: Q8. E para quem você fez doações de dinheiro em 2022?

Resposta: MÚLTIPLA/ESPONTÂNEA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q110
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Ao decidir para quem doar, os jovens da Geração Z fazem escolhas muito parecidas com as da população em geral, sem apresentar diferenças significativas entre os possíveis beneficiários.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Quais as causas que os jovens mais escolhem para doar?

Pergunta: Para qual/quais causa(s) ou para qual problema social a sua doação (ou doações, se mais de uma) foi direcionada em 2022?

Resposta: MÚLTIPLA/ESPONTÂNEA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q124
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

A causa da infância é a predileta entre os doadores da Geração Z, assim como para a população brasileira em geral. Porém, em segundo lugar, os jovens optam por doar para o combate à fome, enquanto a população como um todo, escolhe a saúde. Os jovens também demonstram maior preocupação com a causa animal e com a população de rua.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Com qual frequência os jovens doam?

Pergunta: Q10. Com que frequência você costuma fazer doações de dinheiro para instituições sociais ou ONGs?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais de dinheiro Geração Z.

Q111
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

O gráfico mostra que, de maneira geral, as doações realizadas pelos jovens da Geração Z são menos frequentes do que a média da população.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Quais as formas de pagamento os jovens usam para doar?

Pergunta: Q11. E qual dos seguintes modos de fazer o pagamento da doação você usou em 2022?

Resposta: MÚLTIPLA/ESTIMULADA.

Base: Doadores institucionais Geração Z.

Q113
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

O uso do PIX para fazer doações é ainda mais disseminado entre os jovens do que entre a população em geral, tendo sido utilizado por quase metade dos doadores da Geração Z (45%).

Outras formas de pagamento são menos adotadas pela Geração Z do que pelos brasileiros como um todo (dinheiro vivo, débito em conta/cartão de débito e boleto bancário), mas sem uma diferenciação tão grande quanto o PIX.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Quantos jovens não doaram nada em 2022?

Pergunta: Q4. Lembrando/pensando no ano passado, 2022, você fez algum tipo de doação, como dinheiro, roupas, alimentos, bens materiais ou trabalho voluntário?

Resposta: ÚNICA/ESPONTÂNEA.

Base: Amostra Geração Z.

Q115

Cruzamento de dados

Em 2022, apenas 14% dos jovens da Geração Z não doaram nada. Proporção exatamente igual à da população em geral.

Essa fatia, entretanto, é bem menor do que a registrada em 2020, quando 37% dos jovens da Geração Z declararam não ter praticado doação de nenhum tipo.

Por que os jovens não doaram?

Pergunta: Q23. Há alguma razão para você não fazer doações em dinheiro?

Resposta: ÚNICA/ESPONTÂNEA.

Base: Não doadores Geração Z que não doam há mais de cinco anos.

Q116
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Depois da explicação mais comum, que é a falta de recursos,  é interessante notar que 22% dos jovens afirmam não saber por que não doam.

Em terceiro lugar aparece a desconfiança em relação às ONGs e seguida da falta de exemplo ou hábito.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Apesar de não terem doado em 2022, fizeram doações nos últimos 5 anos?

Pergunta: Q22. Nos 5 anos anteriores a 2022, você fez alguma doação de dinheiro para alguma instituição ou ONG?

Resposta: ÚNICA/ESPONTÂNEA.

Base: Não doadores Geração Z.

Q117

Cruzamento de dados

Apenas 22% dos jovens que não doaram nada em 2022, fizeram doações nos últimos cinco anos. Uma proporção exatamente igual à da população em geral.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Por que jovens que doaram nos últimos cinco anos deixaram de doar?

Pergunta: Q22a. Por qual razão deixou de fazer doações em dinheiro?

Resposta: MÚLTIPLA/ESPONTÂNEA.

Base: Não doadores Geração Z que doaram nos últimos cinco anos.

Q118
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Apesar de ser a principal explicação por terem parado de doar,  a falta de dinheiro é menos citada pelos jovens do que pela população em geral.

Os ex-doadores da Geração Z mencionam mais o fato de não terem se sensibilizado com causa alguma, a falta de incentivos fiscais e o desconhecimento de para quem doar.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Quantos jovens não doadores admitem mudar de postura?

Pergunta: Q24. Existe algo que faria com que você doasse em dinheiro para alguma instituição?

Resposta: MÚLTIPLA/ESPONTÂNEA.

Base: Não doadores Geração Z.

Q119

Cruzamento de dados

O percentual de jovens que declaram não haver nenhuma condição que os faça mudar de postura e passar a doar é exatamente o mesmo encontrado na população em geral, ou seja, apenas 7%.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

O que os faria mudar de postura?

Pergunta: Q24. Existe algo que faria com que você doasse em dinheiro para alguma instituição?

Resposta: MÚLTIPLA/ESPONTÂNEA.

Base: Não doadores que admitem mudar de postura Geração Z.

Q120
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Mais de um terço dos jovens não doadores indicam ‘ter mais dinheiro’ como a principal condição para se tornarem doadores. As demais condições apontadas são muito pulverizadas e oscilam entre questões ligadas a viver uma experiência pessoal, falta de confiança nas ONGs,  e ter mais informações sobre como doar.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Para os jovens, quem é responsável pela solução dos problemas brasileiros?

Pergunta: Q1. Queria abrir nossa conversa perguntando sobre os problemas sociais e ambientais do Brasil e quem é responsável por resolvê-los. Por exemplo, o quanto vc diria que [LER ITEM] é/são responsável/responsáveis por resolver os problemas sociais e ambientais no Brasil?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Geração Z.

Q121
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Os jovens da Geração Z responsabilizam de forma bastante equilibrada todos os setores da sociedade, atribuindo-lhes mais de 90% de responsabilidade.

Quando comparamos a opinião deles com a da população em geral, surgem diferenças estatísticas significativas apenas na visão dos jovens em relação ao grau de responsabilidade das empresas e das ONGs.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Imagem que os jovens têm das ONGs.

Pergunta: Q2. Agora, eu gostaria que você avaliasse as seguintes frases referentes a instituições socioambientas, conhecidas como as ONGs, dando uma nota de 1 a 5, onde 1 significa que você discorda totalmente e 5 você concorda totalmente

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Geração Z.

Q122
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

A opinião dos jovens da Geração Z sobre as ONGs é muito mais positiva do que a da população em geral sob todos os aspectos. E de forma estatisticamente significativa em quase todos eles.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Opinião dos jovens sobre a doação.

Pergunta: Q3. Falando sobre o tema DOAÇÃO, por favor me diga qual o seu grau de concordância com as seguintes frases utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa que você discorda totalmente e 5 você concorda totalmente.

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Geração Z.

Q123
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

A Geração Z faz uma avaliação muito positiva da doação, concordando mais com as afirmações motivadoras e discordando mais das afirmações desmotivadoras da doação.

Os pontos nos quais há maior divergência com a opinião da população em geral são que as instituições que solicitam doações insistem demais; que é melhor doar dinheiro diretamente para os necessitados; que as pessoas não devem falar que doam; e que algumas doações beneficiam pessoas que não merecem.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

Influência da escolha de marcas/empresas que apoiam causas sociais.

Pergunta: Q3a. Ao decidir comprar um produto ou contratar um serviço, você leva em consideração se essa marca ou empresa atua a favor de alguma causa social ou destina parte de seus lucros para doação?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Geração Z.

Q127
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Ainda que existam pequenas diferenças nos percentuais dos gráficos, percebe-se que os jovens praticamente reproduzem a postura da população em geral quando se trata de levar em consideração as empresas/marcas que atuam a favor de uma causa social ou que fazem doação, na hora de suas escolhas de consumo.

Se somarmos aqueles que dizem levar sempre em  consideração com os que levam em consideração às vezes, teremos 44% da amostra em ambos os gráficos.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.

 

 

Influência na escolha de marcas/empresas que se envolveram em práticas inadequadas.

Pergunta: Q3b. Você rejeita alguma marca ou empresa porque ouviu falar que teve ou tem alguma prática que você acha inadequada, por ex., trabalho infantil, atitude preconceituosa, corrupção etc.?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Geração Z.

Q128
Arraste para o lado para ver o gráfico completo.
____________________________________________________________________
Cruzamento de dados

Quando se trata de empresas e marcas com reputação prejudicada por condutas inadequadas,
a Geração Z tem uma postura mais rígida do que a população em geral, pois
83% dos jovens afirmam levar isso em consideração ao tomar suas decisões de compra.

Aviso: os gráficos  da seção Geração Z não têm comparativos com pesquisas anteriores porque esse recorte foi feito apenas na Pesquisa Doação Brasil 2022.


Baixe a publicação com os resultados da pesquisa

Fazer Download