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Como pensam os brasileiros

Bloco 5

Como pensam os brasileiros

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Quem é responsável pela solução dos problemas brasileiros?

Pergunta: Q1. Queria abrir nossa conversa perguntando sobre os problemas sociais e ambientais do Brasil e quem é responsável por resolvê-los. Por exemplo, o quanto vc diria que... é/são responsável/responsáveis por resolver os problemas sociais e ambientais no Brasil?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Brasil.

Q1
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Cruzamento de dados

O governo voltou a ocupar o primeiro lugar como responsável pela solução dos problemas socioambientais. Mas o aumento de responsabilidade não foi só para o governo, também se ampliou para a própria população e para as empresas, ao contrário do que ocorreu com as instituições sociais, que se mantiveram no patamar da pesquisa anterior.

Imagem das ONGs.

Pergunta: Q2. Agora, eu gostaria que você avaliasse as seguintes frases referentes a instituições socioambientas, conhecidas como as ONGs, dando uma nota de 1 a 5, onde 1 significa que você discorda totalmente e 5 você concorda totalmente.

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Brasil.

Q2
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Cruzamento de dados

Depois de uma melhora significativa da opinião da população sobre as organizações da  sociedade civil, registrada na pesquisa de 2020, o novo levantamento mostra um retrocesso considerável em 2022, sendo que os maiores recuos surgiram nas questões relativas à confiança.

Na afirmação “As ONGs deixam claro o que fazem com os recursos que aplicam”, houve uma queda de 14 pontos percentuais na concordância. E na afirmação “A maior parte das ONGs é confiável” o recuo foi de 10 pontos percentuais.

De um modo geral, todas as opiniões positivas sobre as organizações da sociedade civil receberam menos apoio em 2022. Importante notar, entretanto, que não voltamos ao patamar identificado em 2015 e que será necessário acompanhar a evolução desses números.

Opinião sobre doação.

Pergunta: Q3. Falando agora sobre o tema doação, por favor me diga qual o seu grau de concordância com as seguintes frases utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa que você discorda totalmente e 5 você concorda totalmente com:

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Brasil.

Q3
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Cruzamento de dados

A piora na imagem das organizações da sociedade civil não se aplica, entretanto, à opinião sobre o ato da doação. O nível de concordância com as afirmações permanece bastante estável. Destaca-se apenas a ideia de que as instituições que pedem doações insistem demais, cuja concordância aumentou 7 pontos percentuais.

Influência da escolha de marcas/empresas que apoiam causas sociais.

Pergunta: Q3a. Ao decidir comprar um produto ou contratar um serviço, você leva em consideração se essa marca ou empresa atua a favor de alguma causa social ou destina parte de seus lucros para doação.

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Brasil.

Q3a
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Cruzamento de dados

O gráfico mostra que 84% dos brasileiros prestam atenção às boas práticas sociais das empresas, porém, apenas 44% admitem que isso influencia suas escolhas de compra.

Aviso: este gráfico não apresenta comparativo com as pesquisas anteriores porque a pergunta foi feita, pela primeira vez, em 2022.

Influência na escolha de marcas/empresas que se envolveram em práticas inadequadas.

Pergunta: Q3b. E o contrário? Você rejeita alguma marca ou empresa porque ouviu falar que teve ou tem alguma prática que você acha inadequada, por ex., trabalho infantil, atitude preconceituosa, corrupção etc.?

Resposta: ÚNICA/ESTIMULADA.

Base: Amostra Brasil.

Q3b
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Cruzamento de dados

A Pesquisa constatou que os brasileiros tendem muito mais a punir uma marca ou empresa que
praticou atos inadequados do que premiar aquelas que apoiam causas sociais. O gráfico mostra que 85% da população está atenta a más condutas das empresas e que mais da metade (58%) levam esse ponto em consideração sempre que fazem uma escolha de compra.

Aviso: este gráfico não apresenta comparativo com as pesquisas anteriores porque a pergunta foi feita, pela primeira vez, em 2022.

Brasileiros consideram mais a má conduta das empresas do que as boas iniciativas.

Pergunta: Q3a/Q3b

Resposta: .

Base: .

Q3aQ3b
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Cruzamento de dados

Os brasileiros tendem muito mais a punir uma marca ou empresa que
praticou atos inadequados do que premiar aquelas que apoiam causas sociais.

Enquanto menos da metade (44%) leva em consideração as boas ações das empresas na hora de fazer suas escolhas de consumo, mas de três quartos (77%) declaram levar em conta a má reputação das empresas.

Aviso: estes gráficos não apresentam comparativo com as pesquisas anteriores porque as perguntas foram feitas, pela primeira vez, em 2022.


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